CHEIROS DE CAMPO ESTE BLOG EU FIZ PENSANDO NAS COISAS QUE EU AMO E QUE ME FIZERAM FELIZ. ESPECIALMENTE DEDICADO A MINHA PROFESSORA DE VIDA. TRAZENDO O QUE DE BOM APRENDI COM UMA PESSOA DA QUAL ME ORGULHO DE SER NETA. SEJAM TODOS BEM VINDOS A ESTE MEU CANTINHO DE SAUDADES.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Brasil

    O que me fez criar um Blog, onde eu possa falar só da minha vida no campo, é o fato de que aqui no Brasil, cada estado, tem uma cultura totalmente diferenciada. Como se fossem vários países dentro de um.
   O exemplo bem claro disto, é o norte e o sul do nosso país. Moro no extremo Sul, isto é , no Rio Grande do Sul. O estado da Amazônia, fica lá no extremo Norte. Como já morei em Manaus, posso falar destas diferenças que um dia chegaram a me assustar.
   A começar pelo clima e alimentação. Aqui a gente tem todas as quatro estações do ano.Nosso inverno é bem rigoroso ( amo o frio).
No Norte, principalmente em Manaus, o calor é terrível durante todo o ano.
   A floresta é fantástica. Só vendo ou andando por ela , ficando em hotéis de selva para se ter uma vaga idéia do que é de lindo tudo aquilo. Os melhores peixes, sem dúvida que já comi.
   Aqui, a coisa é bem diferente. O que para nós é uma abóbora, lá é jerimum. O nosso "charque", carne salgada e seca, lá chama-se Jabá.
aqui chamamos o pão frances de cassetinho. Quando pedi isto para o balconista da padaria, ele olhou para o dono, e deu um riso tímido. Esqueci que este termo para eles é palavão. Em contra partida, é normal o povo de lá, falar palavrões que eu não poderia postar aqui.
Para eles isto é normal, para nós é um absurdo.
   A nossa cultura Gaúcha, é totalmente ao contrário da deles. O estado é formado, por muitos de origem indígenas. Aqui prevalece a cultura européia, por causa dos imigrantes alemães e italianos. Italianos no cultivo de vinho, queijos, e pratos maravilhosos. Os alemães, pela cerveja e uma enorme variedade de pratos típicos da Alemanha. Enfim uma delícia variada, que nos da uma das melhores cozinhas brasileiras.
   A grande maioria aqui é de portugueses. Tanto que ainda temos o hábito do pano de prato que enfeita o fogão.
   Com o tempo colocarei aqui, as outras culturas, como as dos estados do Nordeste. Colocarei fotos para melhor esclarecer as diferenças. Eu sou uma gaúcha de raízes bem profundas, pelo fato de ter nascido e me criado no interior.
   Particularmente, acho Manaus uma cidade linda e de beleza exótica.
   Aguardamos visitas de todos.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário ou opinião.
Podem ser dicas, e até mesmo críticas.Tudo será bem vindo.