CHEIROS DE CAMPO ESTE BLOG EU FIZ PENSANDO NAS COISAS QUE EU AMO E QUE ME FIZERAM FELIZ. ESPECIALMENTE DEDICADO A MINHA PROFESSORA DE VIDA. TRAZENDO O QUE DE BOM APRENDI COM UMA PESSOA DA QUAL ME ORGULHO DE SER NETA. SEJAM TODOS BEM VINDOS A ESTE MEU CANTINHO DE SAUDADES.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Tropeiros




  O Rio Grande do Sul, entrou para a economia nacional pelas mãos dos tropeiros.Eles reuniam gados dispersos pelos campos gaúchos.
  O primeiro grande tropeiro foi um fidalgo português Cristóvão Pereira de Abreu. Nasceu em Ponte de Lima, em 1680. Veio para o Rio de Janeiro aos 24 anos.Anos depois veio para o RS consolidando as rotas de transporte de gado e cavalos por terra.Praticamente pode-se dizer que este homem, abriu estradas.A riqueza aqui era o charque. Muitas cidades nasceram por serem caminho de tropas. Os homens precisavam descansar e alimentar o gado.
  Isto me chama atenção, pelo fato de ter morado no interior do Rio G do Sul e ficar encantado vendo uma enorme quantidade de gado passando em frente da minha casa. Os tropeiros usavam no inverno, uma enorme capa preta que cobria até o lombo do cavalo. Me pareciam figuras curiosas.
  Agora, em pleno século XXI, um dos meus pratos preferido ainda é a carreteiro. Feito com carne seca, e usada no passado pelos tropeiros.Tenho que ressaltar aqui, que na atualidade, este tal de charque, custa muito caro.
  Eu, como tenho raízes muito interioranas, nos hábitos e costumes, gosto muito de tudo aquilo que vivi, e observei.
 Uma equipe de arqueólagos da UFRGS, procura vestígios do Registro de Santa Vitória à margem do Rio Pelotas, onde a Coroa Portuguesa cobrava tributos das tropas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário ou opinião.
Podem ser dicas, e até mesmo críticas.Tudo será bem vindo.